quarta-feira, 16 de março de 2011

CAMINHADA ECOLÓGICA


A Caminhada Ecológica ocorreu no dia 20/02/2011, iniciando às 8h30, tendo como ponto de partida a igreja São Pedro e São Paulo, situada na rua 1JI, no bairro Inocoop, Município de Rio Claro. O objetivo deste evento foi conduzir os moradores a realizar uma releitura da dinâmica urbana do referido bairro, possibilitando trocas de informações. Participaram da caminhada 25 moradores do bairro, o vereador Júnior Lopes e a equipe da Bio-Vida que reúne profissionais de diversas áreas (assistente social, psicólogo, engenheiro ambiental, geógrafo e biólogo).

O grupo, após ter recebido orientações de segurança locomoveu-se com auxílio da Guarda Civil pela Avenida 2JI, Rua 3JI, Estrada dos Costas, atravessou a ponte e desceu a Rua 1JP e Rua 2JP. Próximo as duas últimas ruas observou-se a área do Córrego da Servidão. Neste ponto, a equipe da Bio-Vida fez comentários pertinentes sobre a obra que está em andamento. Trata-se da expansão do leito do córrego, e ampliação do túnel que atravessa a linha da América Latina Logistica-ALL com a finalidade de aumentar a vazão. Neste caso, o córrego permanecerá aberto, e a presença de gabiões no local evitará a erosão e assoreamento nas margens do córrego. Ao término da obra procurar-se-á minimizar os prejuízos ambientais causados no entorno do córrego. Esteve presente também neste ponto o Exmo. Sr. Prefeito Palmínio Altimari Filho.
Dando continuidade à caminhada, passamos pela Rua 30 esquina com a Rua 6JI e após cruzarmos a linha de trem da ALL chegamos no local onde está sendo construída uma galeria que visa aumentar a vazão das águas provenientes das chuvas e minimizar as enchentes que vem assolando a região do bairro Inocoop. Aqui, a equipe da Bio-Vida enfatizou a importância que se deve ter com a correta destinação dos resíduos sólidos (lixo), evitando, deste modo, o fornecimento de abrigo e alimento para animais nocivos a saúde humana e consequentemente o entupimento das galerias.
Retomamos o percurso seguindo na Avenida Visconde do Rio Claro até as proximidades da Avenida Washington Luiz e a Estrada dos Costas. Neste local, falamos da importância dos animais e plantas que vivem às margens do Córrego da Servidão, observamos o andamento da obra, as dificuldades de sua implantação e realização, mas também dos benefícios futuros de sua conclusão à comunidade.

CONCLUSÃO
A caminhada foi muito proveitosa e possibilitou aos moradores do bairro Inocoop dimensionar as alterações ao que ocorre na circunvizinhança do Córrego da Servidão, conduzindo-os a reflexão consciente dos pontos positivos e negativos das mudanças que estão em andamento.

 













Nenhum comentário:

Postar um comentário