quarta-feira, 16 de março de 2011

A HISTÓRIA DE RIO CLARO









Rio Claro foi fundada em 1827 e tornou-se município em 1845. Possui uma área de 499,9  km2 e está localizado a leste do Estado de São Paulo. O município está distante da capital do Estado 157 km em linha reta e 173 km através das Rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Washington Luiz.

Situada na região de Campinas (segundo pólo industrial do Estado), a cidade faz parte de uma micro região bastante desenvolvida e em constante expansão econômica. Rio Claro compõe, juntamente com Santa Gertrudes e Cordeirópolis, um importante pólo cerâmico que atende o mercado nacional e internacional.

O município está inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí que deságua no Rio Piracicaba. A sede do município está a uma altitude de 613 m (marco zero do IBGE). O clima caracteriza-se por estiagens de inverno (junho a setembro) e chuvas de verão (dezembro a março). O relevo é predominantemente plano e a vegetação natural é composta por cerrado, porém restrita a algumas áreas de proteção ambiental (APA).


Próximo a área urbana encontra-se a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, com uma área de 2.314,80 ha composta por vegetação nativa e áreas reflorestadas com eucalipto.

Segundo o IBGE (estimativa 2009), a população do município é de 191.886 habitantes com uma densidade demográfica de 36 habitantes/ha. O crescimento populacional apresentado nos últimos anos esteve vinculado ao fluxo migratório que teve seu auge nas décadas de 1970 e 1980, porém continua a ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário