Na região do entorno das obras de drenagem deverá ser realizado um conjunto de atividades visando conscientizar e mobilizar a comunidade no sentido de promover as adaptações necessárias à situação encontrada, propiciando uma relação melhor com o espaço, com o meio ambiente e entre os próprios membros sociais, potencializando os efeitos benéficos das intervenções urbanas e atenuando possíveis impactos negativos das mesmas.
Abaixo você pode conhecer melhor um pouco mais de nossos objetivos e as atividades que serão desenvolvidas:
Objetivos | Atividades | Indicadores de Avaliação |
Organizar e desenvolver atividades para detectar, analisar, conhecer, monitorar e intervir sobre determinantes do processo saúde-doença, que podem estar associadas à degradação ambiental. | - curso de educação ambiental e sanitária. - encontros com a comunidade realizados após as visitas técnicas. - distribuição de questionários aos representantes comunitários para verificar sua percepção dos problemas sócio ambientais da região. | - lista de presença e tarefas recolhidas - lista de presença - questionários preenchidos |
Levantar e analisar os problemas ambientais que mais prejudicam a comunidade, propiciando a reflexão e a intervenção. | - 3 visitas técnicas, encontros com representantes comunitários com aplicação de questionários; discussão dos resultados dos questionários e seis encontros para acompanhamento das obras do PTTS | - questionários preenchidos |
Aprimorar a capacidade de atuação da Prefeitura de Rio Claro em Vigilância Ambiental; | - Curso de educação ambiental e sanitária | - lista de presença e tarefas recolhidas |
Promover junto às lideranças e segmentos da comunidade reflexão conjunta sobre as questões de água, energia, resíduos, áreas verdes, biodiversidade e relações humanas na região. | - 12 palestras de conteúdo sócio-ambiental para a comunidade - 8 encontros com professores do ensino público: projeto de arte educação - 4 encontros com professores para a realização de oficinas de arte educação. - 4 encontros para elaboração coletiva de campanhas sócio-educativas a serem veiculadas para a comunidade. - 4 atividades lúdicoeducativas De conscientização para alunos da escola pública | - lista de presença - lista de presença - tarefas executadas - lista de presença - tarefas executada - material de divulgação veiculado pelo blog e/ou impresso. - lista de presença e documentação dos trabalhos produzidos pelos alunos. |
Criar espaço para discussões e trocas de conhecimento que envolva a temática ambiental e cultural | - 6 atividades lúdicoeducativas com caráter sócio-ambiental abertas à comunidade - 2 eventos de apresentação dos resultados do projeto de arte- educação com os alunos para a comunidade. - 6 feiras de trocas abertas a toda comunidade. - 3 encontros para idealização comunitária de equipamentos de lazer /educativos em espaço público a ser definido. | - lista de presença - lista de presença e caixa de opiniões/ sugestões e críticas. - inscrições nas feiras e documentação visual das atividades. - equipamentos construídos no espaço público escolhido pela comunidade. |
Proporcionar o acesso aos programas socioambientais da prefeitura | - Criação e manutenção de blog - Elaboração de material informativo e educativo para divulgação em campanhas | - avaliação do número de acessos e mensagens recebidas com participação da comunidade - material elaborado impresso ou eletrônico . |
Levantar alternativas de geração de renda junto à comunidade | - Curso básico sobre construção ecologicamente correta - Vivência prática de construção ecológica. - 6 oficinas de agro ecologia, abordando técnicas de cultivo, preparo do solo e segurança alimentar. - Mutirão agro ecológico para a aplicação das técnicas ensinadas nas oficinas de agro ecologia. | - lista de presença - construção empreendida na vivência prática. - lista de presença - documentação das atividades - documentação das atividades |