Reunião com a comissão de acompanhamento da obra de drenagem do Córrego da Servidão de Rio Claro/SP
A Sexta reunião da comissão de acompanhamento de obra foi realizada em 21 de junho de 2011, na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Claro/SP, com a presença de: Sergio Desiderá(Vereador), Julinho Lopes(Vereador), Viliam Guilherme Moga (Secretaria de Obras), Leopoldo Butkiewicz (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Maria Antonieta Sanchez(Associação de moradores do Inocop), Lucia Helena Brescansin(Assessora Câmara) e Mara Regina Dias – Bio Vida Engenharia Consultoria Social Ambiental.
Inicialmente o Sr. Sergio Desiderá agradeceu a presença de todos e pediu para que o Sr. Viliam, pudesse explanar sobre o andamento das obras. Entre o exposto este disse que a obra caminha para a terceira etapa, constando hoje de somente uma frente de trabalho, está previsto a continuidade da obra junto a rua 6, mas aguarda-se o remanejamento das redes telefônicas de fibras óticas e cabos metálicos.
Ressaltou que a Telefônica entregou há quase 30 dias o plano de trabalho para esta remoção e o orçamento, o qual será pago pela Prefeitura Municipal como contrapartida física do projeto junto a Caixa Econômica Federal. Esta comissão redigiu um oficio solicitando ao Sr. Prefeito municipal maior agilidade neste processo de aprovação do projeto e pagamento da primeira parcela para liberação dos serviços e assim a Construtora DRR pudesse dar continuidade nos trabalhos de drenagem.
O oficio foi entregue neste mesmo dia nas mãos do Sr. Prefeito e cópia será encaminhada a Telefônica. Outra pergunta foi direcionada a Sra. Marô, a respeito do que as últimas chuvas representaram para a comunidade. Esta informou que nada de mais grave (alagamentos) não ocorreram. Viliam ressaltou que agora o local conta com dois piscinões (áreas para armazenar a água), evitando assim os alagamentos.
O que preocupa a comunidade é a liberação do túnel (Centrovias) que está em fase de acabamento, pois se este for aberto para o escoamento da água, poderá causar maiores problemas principalmente pela velocidade que a água terá. Com isso esta comissão também redigiu um ofício que será endereçado a Centrovias, solicitando da empresa um documento de compromisso, onde esta não fará a abertura dos túneis antes do término das obras de drenagem do córrego da servidão, juntamente com o término do túnel linner (ALL).
Em seguida também foi colocado sobre a ordem de serviço dada a empresa TELAR para construção do túnel linner sob a via férrea(ALL). A empresa já esta instalando o seu canteiro de obras, sendo previsto o início dos trabalhos para a primeira semana de julho. Viliam salientou que a empresa fara primeiramente o reforço da linha férrea assim como a instalação dos sensores (que acompanhará a deformação no aterro e na via férrea).
Será apresentado pela ALL um cronograma dos horários de passagem dos trens e o período de carregamento e descarregamento nas proximidades da obra. Desiderá questionou se haveria a possibilidade da empresa evitar parar no local da obra, para que não houvesse tanta interrupção dos serviços da TELAR, mas o Sr. Viliam disse que já foi feito vários contatos com os responsável da ALL mas até agora não obtiveram êxito, onde pudessem expor as necessidades do município.
A Sra. Mara pediu a palavra e disse que dentro das atividades previstas no projeto social esta a confecção de um folder informativo sobre a obra, com tiragem de 3.000 exemplares a serem entregues a comunidade local. Desta forma o Sr. Viliam se dispôs juntamente com a equipe da Bio- Vida estruturar este folder que constará de informações sobre esta etapa da obra de drenagem e também passar informações sobre a construção do túnel linner. O modelo do folder será apresentado para esta comissão na próxima reunião. Também ficou definido que a Bio – Vida fará esta ata e disponibilizará para conhecimento de todos, assim como será vinculado no blog do projeto bem viver.
Na oportunidade Mara também disse sobre a realização do curso de capacitação em Educação Ambiental e Sanitária que será disponibilizado 40 vagas para os funcionários da prefeitura, funcionários da obra, representantes comunitários e educadores da rede pública, com a finalidade de aprimorar a capacidade de atuação nas suas áreas de trabalho. Ficou agendado a próxima reunião para o dia 19 de julho de 2011, as 09h30min na Câmara Municipal de Vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário