segunda-feira, 25 de julho de 2011

Diário Casa-Eco

Arquitetura Ecológica
Na Wikipédia é possível ler: “Arquitetura sustentável, é um processo em permanente evolução que enfoca estratégias inovadoras e tecnologias para melhorar a qualidade de vida cotidiana, sua abordagem envolve principalmente: diretrizes projetuais formais e espaciais; eficiência energética na construção e sua manutenção; aproveitamento de estruturas pré-existentes; especificação de materiais utilizados; e planejamento territorial envolvendo a proteção de contornos naturais”.

O objetivo principal da arquitetura ecológica é a utilização de materiais disponíveis no próprio local de construção. Outros materiais que podem ser utilizados em construções ecológicas são: madeiras, pedras e tijolos. Em todo tipo de construção deve-se valorizar os recursos Naturais e o capital humano.


Casa-Eco: Curso de Construção sustentável da casa ecológica esta previsto para o dia o dia 25 de agosto de 2011. Neste os participantes vão aprender conceitos de construção sustentável, reutilização de materiais, vantagens de utilizar tijolos ecológico e processo de produção e muito mais...

A casa ecológica será construída na Escola Municipal Isolina Huppert Cassavia, próximo a Estradas dos Costas (Fig. 1).





    Figura 1. Local de construção da casa ecológica

Aspectos Arquitetônicos: O arquiteto Lucas Caritá relata que: “A ideia é buscar conceitos de construção sustentável viáveis, funcionais e feitos de materiais e sistemas construtivos simples para construir uma eco-casa. Primeiramente, o uso dos elementos naturais como norteadores da elaboração do projeto, de maneira a aproveitar ao máximo a ventilação e a iluminação natural, cuidados com relação à insolação na fachada etc. Pois são práticas intimamente ligadas aos conceitos básicos da sustentabilidade. Também o aproveitamento de recursos naturais com o uso de sistemas simples, como a captação de água de chuva em barris de plástico, e um pouco mais sofisticados em termos de materiais, como painéis solares de aquecimento de água.

Na construção propriamente dita, um dos elementos que é marcante do ponto de vista arquitetônico é a utilização de tijolos de solo-cimento, que não tem o processo da queima em sua fabricação e dispensa argamassa entre os blocos na hora da montagem. No contrapiso, será utilizando como agregados no concreto entulho triturado (reciclado) ao invés de pedrisco comum. Quanto ao madeiramento do telhado e da varanda sugere-se o uso de madeira de reflorestamento tipo sarrafos.

A cobertura será feita com telhas recicladas feitas a partir de embalagens Tetrapack recicladas (Figs. 2, 3, 4 e 5).”

    Figura 2. Visão de frente da casa ecológica

    Figura 3. Visão de um dos lado da casa ecológica.

    Figura 4. Observações feitas no modelo da casa ecológica.

Figura 5. Planta baixa da casa ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário